Você tem dificuldade para se relacionar? Acredita que tem dedo podre ao escolher seus pares? Atrai pessoas tóxicas para sua vida?
Se você acredita que as pessoas são incapazes de darem apoio emocional, força, proteção, tem medo de ser largado(a); acredita que não pode confiar em ninguém porque as pessoas são instáveis e não querem nada sério; nem inicia relacionamentos com receio de não dar certo. Talvez você esteja com ¨Esquema do Abandono¨ presente em sua vida.
O que seria Esquema? De uma maneira bem simples, vou te contar. No decorrer da nossa infância / adolescência, diversas situações ocorrem em nossas vidas e muitas guardamos tão bem, que acabamos esquecendo do evento. Só que ao adentrar na vida adulta, quando nos deparamos com situações parecidas, aquilo que sentimos no passado e guardamos, vem a tona só que não nos damos conta do fato em si e passamos a desenvolver comportamentos para evitarmos passarmos novamente por situações parecidas.
Se você estiver passando por situações como: Não consegue manter um relacionamento afetivo por muito tempo; está se sentindo sozinho(a), sem amigos, acredita que ninguém é sincero; não tem estabilidade nas empresas; não consegue manter relacionamentos saudáveis nem mesmo com familiares; acredita que ninguém te ama e nunca será amado(a), talvez você tenha esse ¨Esquema¨.
Pode atrapalhar muito nos relacionamentos porque por acreditar que será mandado(a) embora ou largado(a) ou traído(a) pelo(a) parceira(o) ou mesmo por amigos. Por conta dos nossos pensamentos, tomamos atitudes e agimos erroneamente levando o outro a realmente agir conosco da forma que acreditamos que agiria.
Como por exemplo: Corta a relação, adianta-se e pede demissão, evita relacionamentos para não sofrer ou relaciona-se com várias pessoas para que isso não aconteça ou nunca deixa de procurar novas oportunidades de trabalho porque acredita que a qualquer momento possa ser mandado embora, dessa forma não cria vínculos e nem se dedica a empresa.
As emoções mais presentes nas pessoas com esse ¨esquema¨ são Medo, raiva, ansiedade, tristeza, fúria, insegurança, desamparo.
Você deve estar se perguntando, ok me identifiquei e agora o que eu faço?
1)Todas as vezes em que perceber que isso está acontecendo, questione se realmente é verdade, converse com uma pessoa de fora para que ela possa te mostrar a percepção que tem;
2) Avalie como funciona na sua vida e como atrapalha;
3) Avalie pontos positivos e negativos em relação a esse comportamento.
4) Levante momentos em que se sentiu acolhido(a).
5) Faça uma carta mencionando todos os sentimentos para que sejam liberados de dentro de você e queime.
6) Faça uma lista das 10 coisas que precisa fazer para não ser abandonado(a). Agora questione-se para ver se faz sentido agir assim.
7) Como seria sua vida se o esquema¨ não estivesse presente? O que estaria fazendo de diferente?
Ainda está com dúvida e realmente quer trabalhar esse ¨esquema¨ para ser feliz?